(11)

(11)

Mesa de Pebolim

Gostou? compartilhe!

Em Portugal e no Brasil, o futebol de mesa que é chamado de mesa de pebolim. É praticado mais como brincadeira entre amigos, em clubes, escolas, casas de jogos. Quando o jogo acontece dessa forma, os participantes costumam combinar suas próprias regras.

No final da década de 50 e início da década de 60, alguns países criaram algumas federações nacionais para organizar torneios e regras também, mas foi só em agosto do ano de 2002 que surgiu a competição International Table Soccer Federation (Federação Internacional de Futebol de Mesa), onde Portugal também é membro por meio da FPAFM (Federação Portuguesa de futebol de mesa). A filiação do Brasil veio em 2007, por meio da ABP ( associação Brasileira de pebolim).

O jogo de pebolim pode ser jogado de duas formas, em duplas ou individual, quando há um jogador de cada lado da mesa de pebolim. A

mesa é composta por quatro manopla que comandam as barras em que os bonecos (jogadores) ficam fazendo a contagem geral, ao todo, são oito barras.

No Brasil existem alguns tipos de jogos, por exemplo: Fla-Flu, futebol de mesa, pebolim e totó.

A cada dia que passa o jogo cai ainda mais no gosto da galera. Atualmente o pebolim já é considerado um esporte que, tem regras e um calendário a ser seguido, tudo isso é de responsabilidade de uma federação internacional, que administra o esporte mundialmente. Além disso tem também as federações locais nos países onde ele é praticado.

Muitos que o praticam por hobby não sabem, mas existem muitas regras e essas são algumas delas:

  • As mãos dos competidores não pode de jeito nenhum deixar a manopla, isso quer dizer que, não é permitido girar as barras e quando isso acontece, mesmo que sem querer, a bola vai para o time adversário.
  • Um giro é considerado uma fraude quando o bonequinho da uma volta a mais de 360º antes ou depois do lance com bola.
  • Caso a bola saia da mesa de pebolim, é necessário que a mesma seja recolocada na defesa do outro time, ou seja, se o Time 1 chutou a bola e ela caiu da mesa, ela tem que ser colocada para o time 2 sair jogando na parte defensiva.

Tem também a bola morta, o que isso significa?

É quando a bola fica fora do alcance de todos os jogadores, nesse caso ela deve ser colocada na defensiva do time que está mais perto. Quando o jogo é entre duplas, os participantes da mesma dupla podem trocar de posição, quantas vezes quiserem, no entanto, essa troca só pode ser feita entre um gol e outro. Cada um dos times podem fazer até dois pedidos de tempo por partida, entretanto cada pedido de tempo não deve ultrapassar mais de trinta segundos.Essas são as informações básicas para quem gosta e tem o interesse em ter uma mesa de pebolim. Se você tem o interessem em estar adquirindo a sua, a empresa Edward's Paiva Bilhares, oferece essa e outras categorias de mesas para jogos.

Conheça mais sobre:

Mesa de Pebolim Profissional